Protecção de Madeira

Combater pragas da madeira

tratamento de madeira algarve alentejo

Pragas da madeira são chamadas preferivelmente aqueles organismos que são capazes de danificar ou de destruir madeira. No Algarve a maioria das pragas encontradas que afetam danos na madeira são – ao lado das térmitas (veja aqui) – os vários tipos de carunchos (como o caruncho pequeno da madeira, o caruncho grande da madeira e o caruncho exótico da madeira) e os gorgulhos xilófagos. Os danos da madeira ocorrem durante a alimentação dos insetos ou na criação de um ninho. O que na natureza, tais como na floresta em madeiras mortas, é um procedimento útil, pode ser um problema nas nossas áreas de vida.

Pragas da madeira infestam madeiras estruturais igual como peças de mobiliário. Todas as construções ou instalações feito de madeira natural, seja no interior ou no exterior, correm o risco duma infestação. Os diferentes insectos destruidores preferem diferentes tipos de madeiras. Alguns preferem madeiras duras como eucaliptos, freixo ou carvalho, outros preferem madeiras macias como cedros, pinheiros ou abetos. Outros factores para uma infestação são o teor de humidade, a idade e a disponibilidade da madeira.

combater o bicho da madeira

Caruncho grande da madeira

O caruncho grande da madeira é um besouro marrom-preto ao preto. É provavelmente a praga de madeira mais comum na Europa. As fêmeas estão entre 10 e 25 milímetros de comprimento, os machos apenas 8mm. As larvas brancas do caruncho da madeira podem atingir um comprimento de até 30 mm e um diâmetro de até 5 mm. As larvas vivem em madeira conífera mais jovem, até 50 anos de idade, e podem causar grandes danos estruturais, tais como nas vigas.

bicho da madeira

Por meio de um ovipositor longo as fêmeas colocam os seus ovos no fundo de rachaduras na madeira. Após 2 a 3 semanas, as larvas deixam os ovos e perfuraram a madeira. Assim eles devoram túneis crescentes com diâmetros até 12 mm na madeira. Temperaturas de 25 ° C e uma humidade dentro da madeira de 40 a 50% oferecem às larvas ótimas condições de vida. Uma infestação do caruncho grande da madeira pode ser reconhecida pela forma oval dos furos de saída. Esses orifícios são perfurados pelos insetos já como larvas na superfície da madeira é selados depois até que eles usam os esses buracos para deixar a madeira como insetos adultos. Os furos têm um tamanho de 5 a 10 mm de diâmetro longitudinal. Característico são também os sons raspantes de larvas durante a alimentação.

Devido ao longo tempo de desenvolvimento das larvas (dependendo das condições de vida entre 2 e 10 anos), uma infestação é, em muitos casos, descoberta demasiado tarde, normalmente com o aparecimento dos orifios de saída. Neste momento a madeira pode ser já largamente esvaziada e a capacidade de carga de, por exemplo, vigas de telhado pode ser significativamente reduzida. Por conseguinte, é aconselhável um controlo permanente das vigas do telhado, tanto por inspecção visual (também no topo das vigas) bem como por batidas na madeira (sons ocos quando infestado por pragas) e por "espionagem" dos sons de alimentação das larvas, especialmente nos dias quentes.

madeira infestada madeira infestada madeira infestada madeira infestada

Tratamento por injecção:

tratamento por injecção contra pragas na madeira injecção contra bichos na madeira combate contra os bichos da madeira aplicação de insecticida na madeira protecção de madeira por injecção de insecticida