Protecção de Palmeiras

Sinais de infestação pelo escaravelho da palmeira

Folhas verdes a cair

sinais de infestação palmeira algarve

Folhas comidas

sinal de infestação bicho palmeira

Praga da palmeira:

praga palmeira

...e as larvas:

larva praga palmeira empresa controle praga palmeira

O Escaravelho da Palmeira

O Rhynchophorus Ferrugineus (também conhecido como escaravelho ou bicho da palmeira) tem um comprimento de cerca de 3,5 centímetros, é um besouro castanho-avermelhado (Coleoptera), pertencente à família dos gorgulhos (Curculionidae) e é originalmente do Sudeste da Ásia. Ele chegou em 1994 a Espanha e às Canárias pela importação de plantas e encontra-se agora também noutros países mediterrânicos, como na França ou na Itália, por exemplo. O Escaravelho da Palmeira tem várias plantas de anfitrião. Em Portugal e em particular no Algarve são as palmeiras da espécie Phoenix Canariensis, que são seu alvo preferido. A Phoenix Canariensis é uma palmeira que pode atingir uma altura de até 15m e sua origem são as Ilhas Canárias. A infestação de outras espécies de palmeiras, como a Phoenix Dactylifera ou a Washingtona Robusta, tem sido raramente relatada em Portugal - pelo menos até agora.

O escaravelho da palmeira pode causar danos consideráveis às palmeiras infestadas. Normalmente a fêmea do escaravelho da palmeira perfura um orifício na área da coroa da planta afetada para depositar os ovos. Um local preferido de deposição dos ovos são também pequenas incisões no tronco. Apesar de raro, o ataque através do sistema radicular (por exemplo na Phoenix Dactylifera), em que os ovos são depositados em forma de ninhos, é possivel. Após a eclosão, as larvas, que no ultimo estado medem cerca de 5cm de comprimento e 2cm de largura, começam a comer a palmeira por dentro e assim perfuram o topo da mesma fazendo passagens longas no tronco. Toda a área da coroa é decomposta em sequência dessa atividade alimentar. As palmeiras infestadas apresentam folhas aparentemente saudáveis, que no entanto quebram fora do centro da coroa.

Combate contra o Escaravelho da Palmeira

Por causa da "importação" do Rhynchophorus Ferrugineus da Ásia para a Europa, o escaravelho não tem no Algarve nenhum de seus predadores. Como uma protecção adequada e financeiramente viável, o uso de insecticidas sistémicos é um dos mais aconselhados no Algarve neste momento. Os tratamentos são efectuados para combater infestação existente ou prevenir uma infestação possível do escaravlho. As instituições oficiais em Portugal também exigem a luta contra o escaravelho da palmeira.

Umas palmeiras cuidadosamente tratadas e salvas com êxito:

tratamento de palmeiras

Rhynchophorus ferrugineus: Sinais de infestação

empresa de protecção de palmeiras

Tratamento

salvagem de palmeira algarve

Primeiros tratamentos

tratar e salvar palmeira contra bicho da palmeira

Novas folhas a crescer

palmeira salvada

Palmeira finalmente salva

Mais palmeiras...

empresa salva palmeiras empresa no algarve salvando palmeiras empresa de controle de pragas trata palmeiras

Umas palmeiras salvas:

sucesso de tratamento de palmeira bom resultado de tratamento de palmeiras algarve tratamento eficaz de palmeiras contra o bicho evitar o bicho da palmeira combater bicho da palmeira no algarve clientes contentes com o tratamento das palmeiras melhores resultados na luta contra o bicho da palmeira tratamento contra o rhynchophorus ferrugineus