A Ratazanas e a Desratização

desratização algarve

Ratazanas

As ratazanas podem ser um perigo para a sua saúde e os seus bens. Por um lado as ratazanas podem – mesmo ser intencionalmente - transmitir uma série de doenças graves. Por outro lado as ratazanas – também como outros roedores - podem contaminar alimentos ou rações para animais e causar danos consideráveis. Elas podem roer vigas nas paredes e no piso, danificar isolamentos, muros e outras estruturas similares com a sua actividade diária, provocar incêndios ao roer cabos eléctricos, ou podem trazer outras pragas indesejáveis como pulgas, carraças ou piolhos. Assim o controlo de ratazanas sempre foi e sera muito importante. Como as ratazanas são mais activas à noite e geralmente se escondem durante o dia, muitas vezes, é possível descobrir uma infestação atravez de sinais como excrementos, ruídos p.e. nas paredes, tectos ou debaixo do chão, pegadas, marcas de sujidade. As ratazanas precisam de um acesso constante a uma fonte de água. Elas bebem entre 15 a 60ml por dia e comem apenas pequenas quantidades, mas preferem uma grande variedade de diferentes alimentos.

Equipar uma caixa de iscos (ratazanas):

tratamentos contra ratazanas algarve combate contra ratazanas algarve

Evitar e afastar ratazanas

Mesmo no Algarve existem várias práticas para afastar e evitar ratazanas no nosso ambiente circundante. Como a maioria dos roedores, também muitas espécies de ratazanas são bons trepadores e cavadores. Assim um primeiro passo devia ser a „impermeabilização“ do prédio, seja a sua casa, apartamento, garagem ou semelhante. As ratazanas usam todos os buracos ou túneis já existentes como acesso ao interior dum edifício na sua procura por alimentos. Têm facilidade em nadar em esgotos ou sistemas de drenagem. Caso encontrem uma entrada para dentro duma casa aproveitam essa oportunidade, especialmente se houver restos de comida desse lado. Assim é também sempre aconselhável manter a tampa da sanita na casa de banho emb baixo quando não se encontra em uso, para evitar visitantes não desejados. Manter todos os tubos de drenagem em boas condições de funcionamento é um outro factor importante neste contexto. Buracos, fissuras ou fendas na parede (tanto na àrea de habitação como na cave) devem ser tapados, uma vez que as ratazanas costumam roer as mesmas para as ampliar o suficiente para conseguirem entrar. Da mesma forma, os telhados devem estar livres de danos ou folgas. As ratazanas podem subir ao longo de cabos eléctricos exteriores sem nenhum problema, ou usam os ramos de árvores para entrar num sotão e encontrar o seu caminho para dentro dum edifício.

controle de pragas algarve ratazanas

Dentro de casa é sempre uma boa opção armazenar alimentos (também os de animais domésticos) em recipientes de metal ou de vidro com tampas. Resíduos organicos devem ser colocados em contentores com tampa fechada e a casa e o jardim devem ser mantidos o mais arrumado possível, deixando às ratazanas menos lugares para se esconderem.

evitar ratazanas algarve

  • Feature 6

Prevenir

Profilaxia em vez de problemas.

Proteger

Combater pragas de imediato.

Preservar

Obter valores. Criar segurança.