Térmitas

Térmitas

As térmitas (Isoptera; também conhecidas como “formigas brancas“) são encontradas em regiões quentes da terra. Elas são insectos sociais e mais relacionados com as baratas do que, como muitas vezes assumida, com as formigas. Elas têm geralmente um corpo de cor branco ou branco-amarelado e alcançam, com algumas exceções (p.e. as asas da "Macrotermes goliath" chegam até 88mm; o corpo da rainha da "Macrotermis natalensis" alcança um comprimento até 140mm), um comprimento de corpo entre 2 e 20 milímetros. Uma colônia de térmitas, que pode incluir milhões animais individuais, é composta normalmente por três grupos especializados ou "castas", em que ambos os sexos estão representados: "trabalhadores", "soldados" e "reprodutores". Os trabalhadores e soldados são geralmente cego e estéril. Enquanto os trabalhadores importam da nidificação, do forragem e do cuidado da ninhada, os soldados, com uma cabeça mais característica e mandíbulas, servem para proteger o ninho das térmitas. Os reprodutores vivem, depois de terem se encontrados no seu vôo nupcial, como rainha e rei duma população das térmitas constantemente juntos, dado ao facto que a fêmea, em oposição a uma rainha da formiga, tem de ser re-acasalado sempre de novo. A rainha pode chegar a uma idade de 15 anos. Morre a rainha ou o rei, eles serão diretamente substituídos pela descendência. Desta forma, uma população pode perdurar para sempre.

Como alimentação eles preferem materiais orgânicos como madeira, húmus ou grama. Mas como comedores de celulose também podem causar danos aos livros ou materiais de isolamento orgânico e outros materiais de construção. Dependendo do comportamento específico de se alimentar as térmitas são separadas em dois grupos: térmitas de madeira húmida (também chamadas térmitas subterrâneas, os quais se mantém em conexão com o solo e usualmente procuram uma alto grau de humanidade) e térmitas de madeira seca (os quais não requerem ligação com o solo e vivem apenas da madeira seca).

Térmitas preferem um ambiente protegido e escuro. Assim não é fácil encontrar sinais duma infestação. No ramo da construção civil e assim financeiramente as térmitas são as pragas mais prejudiciais que existem. E quando são descobertas já pode ser demasiado tarde, porque os danos já existem nessa altura. Dentre dos mais de 2800 espécies conhecidas de térmitas só 83 variedades delas provocam danos graves nas madeiras e assim em edifícios (especialmente as variedades Reticulitermes e Coptotermes que precisam humidade ou uma fonte de água; danos provocados por as térmitas de madeira seca são menores). As térmitas comem madeira de dentro para fora, deixando uma camada fina de madeira ou verniz (som oco quando bater numa área de madeira infestada). Basta uma pressão leve para quebrar uma dessas áreas infestadas. Mas há mais estragos por térmitas. Eles podem por exemplo danificar isolamentos feitos de PVC de cabos eléctricos dentro de terra. E em paises tropicais atacam também plantas como o amendoim (Arachis hypogaea).

tratamento contra térmitas algarve combate contra térmitas algarve evitar térmitas no algarve

Uma colônia atrás dum rodapé...

combater térmitas evitar térmitas controlo de térmitas controle de térmitas

...e dentro do armário no mesmo apartamento

Mais áreas infestadas:

infestação por térmitas infestação de térmitas no algarve

Pragas de madeira: Térmitas